16 de jul. de 2013

É possível ser ateu E satanista ?

Esse post talvez será o mais polêmico da história do blog minha gente, alías como tudo que envolve religião é polêmico.Primeiramente vamos definir algumas coisas. Eu não sou nem um nem outro, não sou ateu, não sou satanista e nem mesmo crente fanático.Creio que a uma força maior, só não sei o que é.

Mas o que eu penso não conta muito nesse post, vamos definir primeiro o que é ser ateu:

Segundo o site http://www.jornalinfinito.com.br :

Tem gente que não sabe o que é ser ateu... mas basicamente ser ateísta é não precisar de um Deus nem de deuses para justificar os próprios atos. Não é simplesmente "negar" a existência de deus/deuses. É assumir a responsabilidade de estar vivo e viver conforme a própria consciência, fruto do funcionamento cerebral.
Ser ateísta portanto é não ter vínculos com outras realidades supra-humanas, é estar livre para decidir por si mesmo, sem medo de estar indo contra ou esperando estar a favor de algum tipo de supra-consciência à qual se deva obediência. É reduzir as crenças a um número limitado delas, focadas no aqui/agora.

Pois bem, continuando, vejamos o que é ser satanista:

Segundo o site http://www.spectrumgothic.com.br :

O termo Satanismo sugere várias interpretações. Desde a Idade Média, é usado para designar as crenças do período pré-Cristão ou as religiões não cristãs, como a Wicca. Há ainda conotações contemporâneas associando o satanismo a uma filosofia, adoração ao Diabo etc.
Fundamentalmente, o Satanismo é um estilo de vida de aplicação prática. Sua essência baseia-se na idéia de que cada ser humano, em sua individualidade, é uma divindade; capaz de alcançar altos níveis de evolução, desde que não esteja preso a nenhum dogma religioso que subtraia seus reais valores primitivos. Portanto, cada indivíduo tem a liberdade espiritual e filosófica de criar e desenvolver seus critérios, sendo ele seu próprio sacerdote, salvador e deus. Neste caso, o Satanismo não está associado à adoração ao Demônio ou oposição ao Cristianismo.

Pois bem, definimos bem o que é ser satânico e o que é ser ateu. Agora o principal assunto do post, é realmente possível ser ateu e satanista ? é oq ue iremos descobrir.

Procurei muito e não achei testos que explicassem direito, pensei em eu mesmo fazer o texto, mas nunca faço textos de assuntos dos quais sei pouco ou quase nada. Mas no fim ahcei sim um texto que diz se é possível ou não ser ateu e satanico ao mesmo tempo,pois bem vamos lá, ele é meio longo, MAS FAZ BEM LER DE VEZ ENQUANDO EINHÔ !

Muitas foram as vezes que eu li o seguinte termo: "humanismo ateísta", sendo este associado aoSatanismo. Tal foi, acredito eu, utilizado pela primeira vez por Stella Draconis do Templo de Shaitan edesde então "caiu na boca do povo". Virou moda se referir ao Satanismo com a simplificação de ser eleum "humanismo ateísta de uma forma melhor analisada", segundo nossa amiga Stella... Como sempre,estão a falar bobagens sobre nós..Primeiramente, nenhuma simplificação nunca expressará o que de fato o Satanismo é. Podemoscitar aqui uma série de pontos, princípios básicos dos quais o Satanismo parte, mas ele nunca poderá sercompreendido por completo a partir de um simples resumo. Isto só satisfaz o preguiçoso que em suaincapacidade de dedicar-se de forma íntegra a um estudo, limita-se por máximas vazias ou síntesesincoerentes. Isto significa dizer que, antes mesmo de analisarmos se de fato Satanismo é humanista, ouateísta, esta simplificação por si só já é inválida. Mas tudo bem, vamos partir dela para podermosdesenvolver a idéia do post..Relacionar humanismo com Satanismo tudo bem. Valorizamos nossa condição, colocamos-noscomo centro de nossas ações e responsáveis por tudo o que ocorre ao nosso redor, sem recorrer a umacrença divina exterior. Ok. De fato, humanismo é sim um dos pilares do Satanismo. O que não significadizer que Satanismo é simplesmente Humanismo, muito menos o contrário.Já relacionar ateísmo com Satanismo é algo mais complicado. Isto, pois não há um consensoentre o que é ser ateu. Como inclusive já comentei aqui no blog, o discurso ateu vem se tornandosimplesmente um discurso crítico com relação à Igreja e ao cristianismo. Isto é normal, a desilusão com acrença cristã é algo típico de nosso tempo e bem, não condeno esta postura. Entretanto, classificar-secomo ateu passou a significar não somente não crer em deus, mas sim não crer no
deus cristão
. Istosignifica limitar um conceito que, a despeito do senso comum, é extremamente complexo e relativo, que é justamente a noção de deus, e sua crença ou não. Vou tentar por agora não me aprofundar nesta questão,mas é necessário que se compreenda que ela não se limita ao cristianismo.O Satanismo, por sua vez, define sua posição com relação a entidades em dois principaismomentos da Bíblia Satânica. Nos primeiro e segundo textos do Livro de Lúcifer, que tratam justamentede falar sobre deus. Já no primeiro parágrafo, do primeiro texto, "Procura-se Deus vivo ou morto", ficaclaro como o Satanista encara deus:"
É uma popular concepção errônea que o Satanista não acredite em Deus. O conceito de"Deus", como interpretado pelo homem, vem sendo tão variado através do tempo, que o Satanistasimplesmente aceita a definição que melhor lhe couber. O homem sempre criou seus deuses, antes deterem seus deuses o criado. Deus é, para alguns, benigno, para outros, apavorante. Para o Satanista"Deus" - seja qual for o seu nome, ou mesmo que não tenha nenhum - é visto como um fator de equilíbriona natureza, e não como um ser que se preocupe com sofrimento. A poderosa força que permeia eequilibra o universo é impessoal demais para se preocupar com a felicidade ou a miséria das criaturasde carne e sangue nesta bola de sujeira na qual vivemos.
"(The Satanic Bible, página 22, Anton Szandor LaVey, tradução própria)Fica claro neste primeiro parágrafo que o Satanismo não é necessariamente ateísta. Temos sim, umaconcepção formal de deus, bem como podemos simplesmente não concordar com ela e aceitar outrasdefinições que "melhor nos couber".Mas é claro, isto não significa dizer que somos completamente teístas. De forma alguma. O que temos ao longo de toda a Bíblia é uma proposta cética com relação a divindades. Foi justamente por vontade uma crença em uma entidade exterior que o ser humano afogou-se em medo e esqueceu-se de sua própria natureza. O Satanista por sua vez, vai justamente reconhecer a si mesmo como o ser humano que é, sem que sua vida seja determinada por conta de uma entidade maior punidora que regule nossas ações ec ontrole nossa vida, sob pena de um inferno, ou algo do tipo. LaVey fez questão de promover esta crítica a Deus, não por simples crítica cristã, mas para nos livrarmos do temor divino e vivermos nossa vida em paz, livres como seres humanos que somos.Além do mais, temos também no Satanismo um retorno da "divindade" para o próprio indivíduo.Consideramos que todas as invenções divinas não passam de uma faceta de nossa consciência. Ou seja,exteriorizamos nada mais senão a nossa própria mente e pensamento. Criou-se uma distância entre odivino e o mundano que para o Satanista nunca existiu. Novamente cito a Bíblia, desta vez, um fragmento do segundo texto do Livro de Lúcifer, "O Deus que o salva pode ser você mesmo":

Esse último texto vi no http://pt.scribd.com


Tire suas próprias conclusões, o objetivo do post é esclarecer algumas coisas e fazer você pensar e ter suas próprias ideias depois. Eu peguei os textos que eu achei que passavam as melhores ideias, mas se você pesquisar achará versões completamente diferentes.Se te interessar, pesquise, se informe!

13 comentários :

  1. texto grande, mas vale a pena!

    ResponderExcluir
  2. os illuminatis governam-
    1-bancos e negócios.
    2-setor militar e espionagem.
    3-politica
    4-educação
    5-mídia
    6-religião

    tipos de sistema politico-
    1-democracia direta=comunismo-baseado no evangelho.

    2-democracia semidireta=capitalismo-baseado no satanismo,pois ha clases sociais.

    3-democracia representativa=governo pre-socialista,corrupção ou ditadura branca(disfarçada) e confusão nas classes sociais.

    4-governo socialista-baseado no ateísmo e sem classes sociais.,aqui nada te pertence é tudo do estado.


    5-ditadura militar-mantem em ordem as classes sociais ate que volte a democracia representativa mas aqui ha censura e dificuldades de se desenvolver nas crenças religiosas,culturais e politicas.

    só não percebe quem não raciocina,entre um cético ateu e um ignorante religioso chegam a mesma conclusão- ``a matéria é vazia e Deus não existe,Deus é,você não existe,você é``



    ResponderExcluir
  3. Se eu Naum acredito no seu amigo imaginário, pq eu iria acreditar no inimigo imaginário do seu amigo imaginário...

    ResponderExcluir
  4. Sou ateísta satanista,e é assim me considero atéia pq não existem evidências,provas que provem a existencia de deus,segundo se deus existe eu não o considero bom,deus judaico cristão na minha concepção não passa de um assassino,que não tem nada de bom,pq se Ele existe não muda em nada nossas vidas e nem a sociedade,pelo contrário só nos atrasa,.E sou satanista pois me identifico com sua ideologia,Satanás é só o simbolo de liberdade,humanismo,de valorizar o ser humano,começando a se valorizar primeiro...satanismo é liberdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um ignorante isso sim, e vai estudar porque seu português é deprimente.

      Excluir
    2. Esse "Lacoste" ai é um ignorante veio atras de uma pagina sobre esse assunto e que debater dizendo que o outro é ignorante se o português do cara é deprimente você é um ser humano deprimente
      (E dizer que o português dos outros é deprimente é ignorante tmbm)

      Excluir
    3. Thiago,fico muito feliz por saber que não sou a única que me considero assim!(Onde moro acredito que sou e já fui julgada várias vezes)

      Excluir
    4. "O termo Satanismo sugere várias interpretações. Desde a Idade Média, é usado para designar as crenças do período pré-Cristão ou as religiões não cristãs, como a Wicca." Apenas os ignorantes intitulam os Wiccas como satanistas. Nós não seguimos o satanismo, mas sim o paganismo que é uma vertente religiosa voltada pra natureza.

      Excluir
  5. A concepção sobre ateísmo deste blog satânico que vocês usaram é no mínimo deprimente... como não existe consenso? A pessoa não leu o livro mais básico pra afirmar isso, se já leu ao menos o primeiro capítulo de "Deus, um delírio" de Richard Dawkins, vai saber que é imoortante desconsiderar QUALQUER sentença após a frase "sou ateu, mas..."
    Toda Ateu real NÃO acredita em força místicas que intervem, não são apenas "anti cristão", mas contra religiões e dogmas baseados em forças místicas w encantos.
    Além do mais, a bíblia Satãnica anuncia que é possível ser satanista sem crer e praticar suas magicas e ritos, pois estes precisam de crença e o satanismo NÃO impõem crença além do humano.
    Portanto, na minha visão, é possível sim ser ateu satanista desde que você mantenha as características de ambos, EXCLUSIVAMENTE e APENAS as características que pertençam a ambos, como a descrença em entidades e ritos magicos que alterem a racionalidade e vontade do ser humano, a tomada de responsåbilidsde por seus atos e escolhas, a percepção do universo como uma "sopa de matéria" (se assim posso chamar) onde as moléculas e partículas de energia agem e criam criaturas extraordinárias e planetas e estrelas e tudo que conhecemos e vamos conhecer, sem a ação de uma entidade suprema, onipresente, onipotente e oniscinente. One toda criatura tem capacidade de agir por sua essência e racionalidade, quando não por instinto, mas que age por sí, em rumo a um futuro incerto, ao acaso das possíbilidades.
    Uma negação à moralidade tradicional também pode ser identificada em ambas as vertentes analisadas ehehhee...

    Acho que acabei de achar um tema de pesquisa ahahhaha
    Sou estudante de ciência sociais, Monique Modolo Santin, espero ter ajudado a esclarescer algumas mentes a mais além da minha ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo a minha fala, o Satanismo de LaVey nao impoem crencas alem do humano, pois existem varias vertentes de saranismo fortemente religiosas

      Excluir
  6. Ser satanista segundo a concepção dum panaca, é uma coisa. Ser satanista segundo a concepção dum boçal, outra... Ainda, ser satanista segundo a concepção de quem nada sabe de satanismo, dá nesta idiotice que dizer, como acima, ser o satanismo mera figura de linguagem para acobertar todo tipo de licença. Enfim, o verdadeiro satanista é àquele que adora lúcifer como seu "Mestre" ou d"deus". Adora e tem contato direto com ele. Infelizmente a maioria das pessoas irá rir desta afirmação tão "aguda". Mas é exatamente assim que a coisa funciona: Satanás jamais irá se manisfestar a qualquer um. Afinal quem caça coelhos sempre "Oculta" presença, pra que Satanas ira "levantar a lebre" antes de abatê-la. Mas quem o adora como "deus" esse o vê e até fala com ele. MAS, jamais falará com você seu babaca. Porquanto a última coisa que ele quererá é vê-lo tornar-se um crente da Bíblia ("crente fanático"...

    ResponderExcluir
  7. Peco a galera que dê uma revoada no seguinte Site: https://www.youtube.com/watch?v=YHBy2vSsBuE... Obviamente não custará um vintém nossa informação. MAS, temos certeza que depois de conferir neste Site, muitos; pelo menos, nos agradeceria até com presentes. Enfim, a galera se informará, de fato o que é ser SATANISTA.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...