17 de jun. de 2013

Com o uso do telescópio Hubble pode ter descoberto um planeta que não deveria existir. Eu sei que você não entendeu, portanto explicarei para vocês.O telescópio descobriu indícios de que um planeta estava a 12 bilhões de quilômetros de sua estrela.

Essa é o primeiro planeta descoberto fora do sistema solar a orbitar tão longe de sua estrela.Para ter uma ideia ela e orbita a  anã vermelha TW Hydrae, que fica a 176 anos-luz da Terra, a cerca do dobro da distância de Plutão em relação ao Sol.

Com o uso do Hubble, os astrônomos encontraram uma falha de 1,9 bilhão de quilômetros de diâmetro no disco protoplanetário de gás e poeira que fica ao redor da estrela e tem cerca de 66 bilhões de quilômetros. É esse buraco que indica que existe um planeta ali e que teria se formado pela aglutinação do material ao seu redor, o que deixou o vazio no disco.

Conforme uma das teorias mais aceitas mu planeta a 12 bilhões de quilômetros de seu Sol deveria demorar cerca de 2 bilhões de anos para se formar, mas a estrela anã tem apenas 8 milhões de anos.

"É tão intrigante ver um sistema como esse", diz John Debes, do Instituto Space Telescope Science, nos Estados Unidos, e líder do estudo. "Esta é a estrela com menor massa que observamos a ter esse tipo de falha."

FONTE: http://noticias.terra.com.br




0 comentários ofensivos :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...