22 de fev. de 2013

Noética: Um física diferente



Para começar, a fisíca Noética é uma nova ciência digamos assim, ela ficou mais famosa no livro de Dan Brown " O símbolo perdido " onde uma personagem é um física e em uma de suas experiências consegue pesar a alma isso mesmo, ela constrói uma balança de super precisão e um homem se oferece para morrer pela ciência, e assim, ela registra uma pequena mudança no peso da pessoa sim que ela morre.
Se você pensa que isso é coisa se livro de ficção cientifica está errado. Sim, essa experiência já foi realizada na vida real. Mas isso é coisa para outro post, pois isso foi apenas uma introdução sobre o que a noética trata.
                                                                             
Do grego, nous quer dizer mente, ou seja, é uma disciplina que estuda os fenômenos subjetivos da consciência, da mentee da vida a partir do ponto de vista da ciência. Podemos dizer que é a junção da filosofia e da ciência.
Os seus conceitos são de que o homem é criador de sua própria vida, que a consciência impregna toda a existência, que o homem tem outros jeitos de contatar a realidade, além dos seus cinco sentidos.
Seus objetivos são 

 Estabelecer uma validação para os fenômenos subjetivos da mente através do uso de um instrumental e de um     método científico

Estabelecer um corpo inter disciplinar de conhecimento verificável e acessível ao público, e evitar sua degenerescência em formas de cultismo ou ocultismo sob o domínio de seitas, religiões institucionalizadas ou outros grupos dogmáticos e exclusivos

Dissolver a antiga oposição ciência-fé evidenciando seus pontos de identidade e a semelhança da sua busca para uma explicação do mundo e da vida humana, ainda que ambas usem métodos diversos e tenham pressupostos também distinto

Criar uma nova e mais abrangente teoria da consciência

Expandir a visão de como o mundo objetivo e os fenômenos subjetivos se interrelacionam

Enfatizar as implicações eminentemente humanas na pesquisa científica tradicional.

Pesquisar a hipótese de que nenhuma ciência pode ser realizada ou validada desconsiderando-se a influência da consciência que a dirige.
Estudar os fenômenos ditos paranormais
Determinar o que há de verdade verificável nas tradições do folclore e da religião dos vários países do mundo.

Um dos pensamentos mais famosas da Noética é de que nosso pensamento tem massa. Isso mesmo. E a explicação mais lógica para isso talvez seja essa: Imagine um grão de areia, mesmo minusculo e minímo, ele tem sua massa, e sua força gravitacional. Agora junte trilhões deles para formar a lua. Todos aqueles grãos de areia com suas pequenas forças gravitacionais tem força suficiente para erguer ondas gigantescas por toda a Terra. E se o pensamento tivesse massa ? Pequena, mas tem massa. E se muitas, milhares, milhões de pessoas pensassem e se concentrassem em uma coisa só ao mesmo tempo ?

Esse pensamento é de Katherine Solomon personagem do livro Símbolo perdido que falei para vocês. 
O post não foi muito grande pelo fato de que a ciência noética é algo muito dficil de ser explicado por mim, para um professor de universidade já seria uma tarefa difícil, só mostrei como ela funciona, e os seus conceitos.
Duas dicas: Leia o livro o símbolo perdido, além da fisíca noética ele tem uma mensagem muito legal e lhe faz pensar. 
A outra dica é que se você se interessou, pesquise mais, é realmente muito interessante tudo o que essa ciência estuda

Gostou do post ? Compartilhe, comente, participe !

0 comentários ofensivos :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...