19 de fev. de 2013

Planetas habitáveis descobertos


Hoje vou escrever e explorar um assunto que desperta a curiosidade de 91% da humanidade ( Fonte: EU):
Vida extra terrestre
Não especificamente só vida extra terrestre, mas também, panetas " habitáveis " para nós, seres humanos.
Dúvida do que estou dizendo? Fiz uma pesquisa rápida com a frase " Descoberto novo planeta habitável próximo da terra.
Vou deixar aqui alguns teixos de posts em outros blogs que achei:



DN CIÊNCIA:
"Um planeta a 20 anos-luz de distância da Terra poderá ter condições para ser habitável. O Gliese 581g pertence ao sistema de seis planetas que giram em torno da estrela Gliese 581 (que está situada na Constelação Libra). Os investigadores acreditam que poderá segurar uma atmosfera própria, podendo ter oceanos e rios, ser rochoso, reforçando assim a possibilidade de ser capaz de suportar vida.
A descoberta foi feita por investigadores norte-americanos da Universidade da Califórnia em Santa Cruz e do Instituto Carnegie, em Washington, tendo sido publicada no Astrophysical Journal. "O facto de termos descoberto tão rápido este planeta e que está tão perto, diz-nos que outros planetas como este podem ser comuns. O número de sistemas solares com planetas potencialmente habitáveis estará na ordem dos 10 ou 20%", realçou o astrónomo Steven Vogt, que participou na investigação que está a ser feita há 11 anos."
Fonte:http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1675773


BRASÍLIA ENCONTRO
" A astrônoma Courtney Dressing, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, anunciou a descoberta de um planeta com condições semelhantes às da Terra, a 13 anos-luz de distância - 1 ano-luz equivale a aproximadamente 10 trilhões de quilômetros. A conclusão faz parte de um estudo e mostra que há possibilidade de termos um ambiente similar ao nosso em outro sistema planetário, mas próximo ao solar. Até então, os cientistas acreditavam que os planetas potencialmente habitáveis poderiam estar a uma distância entre 300 e 600 anos-luz.
“Pensávamos que teríamos de procurar distâncias vastas para encontrar um planeta como a Terra. Agora percebemos que outro está provavelmente no nosso próprio quintal”, disse a pesquisadora de Harvard.
Os cálculos foram feitos utilizando o telescópio norte-americano Kepler, partindo da premissa de que as estrelas denominadas gigantes vermelhas (red dwarves, em inglês) podem ter planetas habitáveis em suas órbitas, uma vez que são estrelas comuns, menores e menos quentes do que o Sol.
A partir da análise de 75 bilhões de gigantes vermelhas existentes na galáxia, os autores do estudo chegaram à estimativa de que cerca de 6% dessas estrelas devem ter um planeta semelhante à Terra e que o mais próximo pode estar a apenas 13 anos-luz de distância.
“Essa taxa implica que será muito mais fácil do que pensávamos procurar vida fora do sistema solar", disse o coautor da pesquisa, David Charbonneau. "
FONTE:http://sites.correioweb.com.br/app/noticia/encontro/atualidades/2013/02/07/interna_atualidades,415/descoberto-planeta-habitavel-proximo-a-terra.shtml


REVISTA GALILEU
"Uma equipe internacional de astrônomos acaba de anunciar uma descoberta incrível - a Tau Ceti, estrela parecida com o Sol que fica a 12 anos luz da Terra, tem um planeta muito parecido com a Terra em sua zona habitável. Isso significa que sua distâncai de sua estrela mãe é a ideal para que vida se desenvolva por lá.
Tau Ceti é uma estrela realmente próxima - em algumas regiões, é possível vê-la a olho nu durante a noite. Até agora foram descobertos 5 planetas orbitando a estrela - todos com tamanhos variando entre 2 e 6 vezes a massa da Terra.
Segundo um dos astrônomos responsáveis pela descoberta, o professor Steve Vogt, da Universidade da Califórnia - Santa Cruz, a pesquisa contribui para a teoria de que todas as estrelas têm planetas. E isso quer dizer que a nossa galáxia teria muitos planetas candidatos a serem habitados ou habitáveis.
Apesar disso, de acordo com Vogt, o universo parece ter mais sistemas com planetas de órbita inferior a 100 dias, equivalente a Mercúrio. "Nosso sistema e o sistema de Tau Ceti seriam incomuns na natureza", conclui."

Perceberam o que eu quero dizer ? SOMOS / ESTAMOS obsecados por descobrir novos lugares para possivelmente um dia podermos visitar/morar lá. Eu acho uma ideia meio que não muito boa, ganhamos esse " de graça " e destruímos, então gastaríamos trilhões por uma tentativa, muito provavelmente fail de ir para outro lugar, mas tudo bem, porque eu também compartinho dessa curiosidade de entender o espaço.
Se eu tivesse inteligência e vontade, certeza que fria fisíca quântica ou algo do gênero para ajudar a desvendar os mistérios desse universo. Mas enquanto isso... fico só admirando as novas descobertas dos nosso cientistas...

0 comentários ofensivos :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...